A composição Maria Madalena é uma obra do pintor italiano Carlo Crivelli (c. 1433-1495), que também era conhecido como Donatino Creti. O artista era irmão do pintor renascentista Vittorio Crivelli. Por ter cometido atos criminosos foi obrigado a fugir de Veneza, sua cidade natal, indo para Zara, na Dalmácia. Recebeu influências de pintores do círculo de Francesco Squarcione e dos trabalhos iniciais de Mantegna, e mais tarde do pintor Cosmè Tura. Sua obra é reconhecida pArteor sua inclinação pela ornamentação e ostentação.
O artista tomou como tema de sua composição a figura de Maria Madalena, comum à pintura da época, tida como a discípula mais apegada ao Mestre Jesus, cuja história é descrita no Novo Testamento. Ela acreditava profundamente que ele era o Messias. Também esteve presente em sua crucificação e no seu funeral.
Maria Madalena é mostrada como uma mulher muito rica. Sua vestimenta é finamente trabalhada. Ela usa um colar de esferas vermelhas, parecidas de coral, com um pingente redondo com pérolas e pedras. Os cabelos dourados têm uma parte enrolada em cachos, presos por uma presilha de pérolas. No alto da cabeça usa uma tiara de pérolas, com uma joia vermelha no meio, também rodeada por pérolas. A outra parte do cabelo cai-lhe abundantemente pelas costas e frente.